Mulher feliz criando uma landing page.

Landing Page: 6 dicas para criar uma página efetiva

A Landing Page, também conhecida como página de captura, é muito utilizada em campanhas de inbound marketing com o objetivo de captar leads. Por isso, construa todo o seu conteúdo e design com isso em mente: fazer os visitantes preencherem seus dados no formulário de conversão.

Para que uma Landing Page seja efetiva na geração de leads, é preciso respeitar alguns critérios como um conteúdo claro e objetivo, chamadas para ação (CTA) persuasivas e um visual atrativo. Quer saber como fazer uma Landing Page de sucesso e converter muitos visitantes em leads? Separamos 6 dicas para você. Anota aí!

O que é uma Landing Page

A Landing Page é uma página independente que tem como objetivo a captação de leads. O termo em inglês pode ser traduzido como “página de aterrissagem”, ou seja, os visitantes “aterrissam” na sua página ao clicar em anúncios nas redes sociais, e-mails ou outra forma de entrada.

Esse tipo de página é muito utilizada em estratégias de inbound marketing de topo de funil para coletar contatos de visitantes e convertê-los em clientes potenciais. Mas, para aumentar suas chances de conversão, é preciso focar no objetivo principal da Landing Page no momento de produzir cada conteúdo.

6 dicas para criar a melhor Landing Page

Criar a Landing Page perfeita pode até parecer uma tarefa difícil. Mas, utilizando os elementos certos, você pode cumprir o objetivo principal: converter visitantes em leads. Confira nossas dicas para produzir uma página persuasiva e atrativa:

#1 Priorize informações relevantes

Definir quais informações vão ser exibidas na página é o primeiro passo na criação de uma Landing Page. Aqui, esqueça os menus e páginas secundárias do seu site. Este não é o momento de mostrar conteúdos como “sobre a empresa” ou “trabalhe conosco”. Agora, o foco é converter os visitantes em leads por meio de uma oferta de valor.

Por isso, foque em seções como a oferta em si, os benefícios de utilizar a solução que você está oferecendo, depoimentos de clientes satisfeitos e um bom formulário de captura.

#2 Crie uma copy atrativa

Uma das principais dicas para criar uma Landing Page de sucesso é produzir um texto claro, direto e persuasivo. Então, se o objetivo é fazer com que os visitantes preencham seu formulário, utilize títulos matadores e chamadas que despertem o interesse do seu público. 

O título deve despertar um senso de necessidade e convencer os visitantes de que aquela oferta é única e muito relevante para eles. Lembre-se de que a primeira impressão é sempre a que fica.

Copywriting para landing page.

Aposte na simplicidade e vá direto ao ponto! Afinal, o visitante tem um período curto de atenção e não quer ler o famoso textão. Se você criar algo cansativo, ele vai desistir de primeira, pode apostar.

Além disso, não esqueça de aplicar técnicas de SEO. Elas são essenciais para que a sua Landing Page seja facilmente encontrada através de sites como o Google. Utilize palavras-chave relevantes, preste atenção na quantidade de caracteres de cada texto e evite frases e parágrafos muito longos.

#3 Capriche no design

Além do texto, o design de uma Landing Page também deve ser impecável. Organize o conteúdo de forma visualmente agradável e fácil de assimilar, utilizando recursos como bullet points ou checklists. Dessa forma, a leitura fica mais dinâmica e economiza tempo precioso entregando a mensagem de forma eficaz.

Use cores que contrastam entre si. Destaque os pontos chave de interação, como botões e títulos, que são essenciais na hora de converter. Ao colocar uma caixa em destaque no formulário e no botão principal, você aumenta 60% de conversão.

Utilize pistas direcionais no design da Landing Page. Elas ajudam a orientar os visitantes a percorrerem visualmente o caminho que você deseja que eles façam. Setas, caminhos e linhas de visão são ótimas nesse caso!

Design para landing page.

#4 Crie o melhor formulário

O formulário é uma das seções mais importantes de uma Landing Page, pois é lá que os visitantes preenchem seus dados e viram leads na sua plataforma de CRM. Por isso, é interessante usar o recurso de white space (espaço em branco), que consiste em deixar áreas vazias em volta de um ponto de destaque – nesse caso, o formulário. 

Formulário de landing page.

Já em relação às perguntas, seja sucinto. Ou seja, não faça mil e uma perguntas que podem tornar o preenchimento longo e cansativo – diminuindo as chances de conversão. Em vez disso, peça somente os dados que são realmente relevantes para o seu time de vendas.

Bons formulários costumam coletar informações básicas como o nome, e-mail e telefone. Mas você também pode pedir dados como o nome da empresa e quantidade média de funcionários, cidade ou estado e cargo.

#5 Ofereça algo em troca das informações

Não peça as informações do seu público em vão. Para convencer os visitantes de que eles devem se cadastrar no seu formulário, faça uma oferta relevante em troca dos dados de contato.

Aqui, as possibilidades são muitas. Você pode oferecer conteúdos de valor, como e-books, checklists, infográficos e webinars. Ou então oferecer uma amostra do seu produto ou serviço, como um período de teste grátis, uma consultoria exclusiva, entre outras opções.

Tudo isso vai depender de fatores como o nicho que você deseja atingir e os objetivos da sua campanha de inbound marketing.

#6 Use prova social

Quanto mais você convence as pessoas de que sua marca tem valor, melhor. Portanto, depoimentos de clientes satisfeitos ou pessoas influentes de sua área são muito bem-vindos! Aposte em pequenos conteúdos em texto ou em formato de vídeo, mostrando para os visitantes que mais pessoas usam e confiam nas suas soluções.

Prova social em landing page.

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