Gerente de Marketing no escritório criando estratégias de geração de leads.

Geração de leads: o segredo para montar um bom formulário

A geração de leads é um pilar fundamental do inbound marketing e é crucial para o sucesso de qualquer negócio no mundo digital Esta técnica potencializada por plataformas como o Salesfow CRM, consiste em atrair e cativar potenciais clientes, transformando-os em contatos valiosos, ou melhor, em leads.

Ao utilizar um CRM de Marketing e Vendas como o Salesflow, você não apenas potencializa sua estratégia de inbound marketing, mas também fornece à equipe de vendas uma base segmentada de pessoas que já demonstraram interesse genuíno nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. A partir dessa base de leads é possível criar campanhas de marketing digital direcionadas e personalizadas, que têm mais chances de converter em vendas reais.

Existem muitas estratégias para garantir uma boa geração de leads em campanhas de marketing e vendas. E é aí que entra a importância de um formulário de captação de leads bem estruturado. O formulário é o primeiro contato, a porta de entrada entre o visitante e a sua empresa e é através dele que os visitantes do seu site ou landing page se tornam leads, passando de simples espectador a potenciais clientes.

E, claro, se você quer saber o segredo por trás de um formulário eficiente que gera leads de alta qualidade, o SalesFlow CRM tem a resposta! Anote todas as dicas e integre-as à sua estratégia!”

O sucesso da geração de leads começa na Landing Page

Para que a sua estratégia de geração de leads seja um sucesso, é importante oferecer algo relevante para os potenciais leads. No marketing digital, o conteúdo rico é uma ótima forma de fazer isso. Vale desenvolver um e-book, infográfico, webinar, checklist, entre outros materiais com temas que solucionam algum problema ou necessidade do seu público.

Então o próximo passo é desenvolver uma Landing Page (uma página avulsa fora do seu site). Nela, os visitantes podem preencher o formulário e obter o conteúdo – ou outro benefício que você oferecer.

Precisamos deixar claro o por quê ele está preenchendo um formulário com seus dados, certo? É importante destacar na sua landing page qual é o benefício que o seu potencial cliente ganha ao preencher o formulário. Liste o valor real que o lead obtém ao baixar um e-book, por exemplo.

Com o Salesflow, essa etapa é muito mais simples e rápida! Com a biblioteca de modelos de Landing Page, você apenas escolhe o modelo que melhor encaixa na sua campanha e personaliza com os detalhes que precisa para geração de leads ser um sucesso.

Biblioteca de modelos de Landing Page do Salesflow para geração de leads.

Para deixar visível o benefício que você está oferecendo, é necessário personalizar do seu jeito. Coloque a logo da sua empresa, um mockup do material que será oferecido e deixe claro para o visitante que você não pretende enviar spam.

Ao finalizar, não esqueça de customizar seu domínio. Isso também passa credibilidade a quem está preenchendo o formulário.

Afinal, qual o segredo da geração de leads?

Para criar um formulário eficaz para geração de leads, é importante seguir algumas dicas simples. O primeiro passo é comunicar claramente o valor que o visitante vai receber ao preencher o formulário.

Ao formular as perguntas, seja objetivo. Perguntas diretas facilitam a qualificação automática dos leads no futuro. Isso significa que você não deve incluir campos de texto com perguntas abertas que exijam que o lead pense muito para responder.

Considere incluir os seguintes campos no formulário:

  • Nome: saber o primeiro nome do lead é importante para estabelecer um contato mais pessoal e próximo.
  • E-mail: este é o item principal, pois permite criar estratégias de e-mail marketing e automações, estabelecendo um vínculo com o lead.
  • Cargo: conhecer o cargo do lead em sua empresa ajuda a entender seu papel e determinar a abordagem adequada para iniciar uma conversa.
  • Telefone: é usado quando a equipe de vendas entra em ação para alcançar a liderança e iniciar uma conversa mais direta com o lead.
  • Site: solicitar o site da empresa permite uma melhor compreensão do negócio. Isso é útil para fazer uma pesquisa preliminar antes de abordar o lead e entender suas necessidades.

Mas, se você quer ser direto e aumentar a taxa de conversão ao máximo, reduza os campos do formulário para apenas “Nome” e “E-mail”.

O formulário é apenas o primeiro passo em sua abordagem ao lead. Por isso, é fundamental coletar informações relevantes para você e sua equipe de vendas realizarem um filtro inicial eficaz.

Dica bônus: evite solicitar informações pessoais sensíveis, como o CPF, logo de cara. Isso pode assustar os potenciais clientes. Guarde essas solicitações para fases posteriores do processo de venda.

Além disso, tenha em mente que, quanto mais campos houver no formulário, menor será a taxa de conversão. Portanto, mantenha o formulário simples e objetivo!

O lead preencheu o formulário. Mas e aí, o que acontece?

Depois de tudo isso feito, é importante fornecer uma resposta imediata ao usuário assim que ele preencher o formulário. Você pode agradecer ao lead por se cadastrar e informar que o benefício estará disponível por e-mail em breve.

Se o formulário está escondendo um conteúdo exclusivo, libere o link para o conteúdo imediatamente após o preenchimento pelo usuário.

Além disso, não se esqueça de enviar as informações por e-mail. Isso marca o início do relacionamento de vocês e, ao mesmo tempo, disponibiliza o conteúdo para que ele possa acessá-lo quando desejar.

Integre o seu formulário com o Salesflow

Ao adicionar ou integrar formulários, todas as informações capturadas em seu site vão diretamente para o CRM do Salesflow. Você consegue transformar suas campanhas de marketing digital em verdadeiras máquinas de geração de leads.

Veja como funciona:

Crie formulários para geração de leads

A criação dos formulários é bem simples e prática. Com alguns cliques, você define quais campos adicionar e, em seguida, é só inserir o código gerado no seu site. Espia só:

Formulário padrão para geração de leads.

Crie mensagens personalizadas ou realize direcionamentos

É possível definir o que irá acontecer assim que um formulário é preenchido, como por exemplo exibir uma mensagem de agradecimento ou direcionar para outra página.

Mensagens personalizadas no formulário para geração de leads.

Adicione em qualquer lugar do seu site

Ao criar um formulário, você pode adicioná-lo no seu site. Quanto mais opções de formulários existirem no seu site, maior será a captação de leads.

Código para inserir o formulário de geração de leads no site.

Identifique cada conversão

Cada formulário tem seu identificador único. O Salesflow vai exibir todos os formulários que determinado lead preencheu.

Campos de identificação de conversão nos cards para rastrear a geração de leads.

Integre via API

Caso prefira, você também pode utilizar nossa API para enviar dados para o Salesflow. Assim fica bem mais tranquilo, né?

Resumão

Vamos ver se você captou tudinho?

A primeira coisa que você deve fazer para ter sucesso na geração de leads é criar uma boa Landing Page, que transmita segurança para o visitante. Afinal, quando ele for preencher o formulário com seus dados, precisa estar ciente que não serão utilizados indevidamente.

Lembre-se de mostrar que o conteúdo realmente vale a pena para que a taxa de conversão seja alta.

Mas não basta apenas gerar leads. O e-mail que você solicitou no formulário é o canal para criar um relacionamento com o potencial cliente até que ele esteja pronto para uma compra ou solução de um problema.

Um formulário é o intermediador e importante peça para qualquer estratégia de geração de leads no marketing digital. Mas não se engane, ele não faz milagre! Para aumentar a sua geração de leads, é preciso ter uma boa estratégia e estrutura.

Nisso, o Salesflow é a melhor ferramenta para te ajudar! Teste grátis e descubra como impulsionar sua geração de leads!

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