Equipe criando e-mail marketing.

E-mail marketing: 8 modelos para você começar a usar hoje

O e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas no Marketing Digital, mesmo com o surgimento de novas redes sociais a cada dia. Afinal, além de ser uma ótima ferramenta para impulsionar as vendas, ele ajuda a criar e manter relacionamentos sólidos com seus clientes.

Segundo o Panorama de Marketing 2023, o e-mail marketing é o segundo canal mais utilizado, com 64% das empresas fazendo uso recorrente. O sucesso desse canal se dá pelo uso de diferentes estratégias para melhorar o relacionamento entre empresas e clientes.

Por meio de uma variedade de modelos de e-mail marketing, essa relação é estabelecida, alimentada e tem o potencial de evoluir para uma conversão ou até mesmo para a fidelidade do cliente a longo prazo.

Entretanto, para criar um e-mail marketing eficaz que seja capaz de converter leads, é essencial ir além da simples promoção de produtos ou serviços. É preciso unir aspectos como a identidade da marca, o perfil do seu público e o momento em que o lead se encontra na jornada de compra.

Para te ajudar nesse processo, listamos 8 exemplos de e-mail marketing de sucesso para você se inspirar e criar as melhores campanhas! 

1) E-mail marketing de Boas Vindas

Os e-mails de boas-vindas estão entre os mais importantes no marketing digital, pois representam a primeira oportunidade de interação com seu lead após o cadastro em seu site. Aqui, é importante mostrar que sua marca se importa com o potencial cliente, pois isso contribui para estabelecer uma conexão sólida com seus leads.

Além disso, os e-mails de boas-vindas costumam ter uma alta taxa de abertura e cliques entre todas as mensagens enviadas. Aproveite essa chance para criar uma comunicação descontraída e cativante. É o momento ideal para mostrar quem é a sua marca.

Dá uma olhada em alguns exemplos: 

How Education

Em sua campanha de boas-vindas, a plataforma de ensino How Education pergunta como o usuário está e apresenta uma lista de vantagens que pode se esperar do conteúdo do seu curso. Isso cria uma sensação de expectativa e instiga o público a clicar para realizar seu primeiro acesso à área do aluno.

A empresa também faz uso de chamadas atrativas, como “Prepare-se para uma experiência de aprendizado transformadora!”. Repare que, nesse exemplo, o único botão e CTA direciona para o primeiro acesso. Não é hora de encher seu lead com muitas chamadas para ação.

Itaú

O Itaú, apesar de ser uma instituição financeira, adota uma abordagem acolhedora em sua comunicação de boas-vindas aos novos clientes, que é fundamental no contexto do marketing digital. A empresa expressa sua satisfação pela nova parceria e fornece orientações simples sobre como começar a desfrutar dos benefícios da conta Itaú.

No e-mail de boas-vindas, o Itaú utiliza imagens e listas de itens para descrever um processo que, à primeira vista, pode parecer complexo: o cadastro no aplicativo do banco e os primeiros passos para usar o aplicativo. Através de uma comunicação clara e direta, a empresa guia o usuário, destacando simultaneamente as vantagens de se tornar cliente da instituição financeira.

2) E-mail marketing de Newsletter

Entre os diversos tipos de e-mail marketing, as newsletters desempenham um papel fundamental, servindo como boletins informativos que mantêm seus leads atualizados sobre as últimas novidades do seu blog ou do universo da sua marca.

Além disso, a newsletter se destaca por sua característica de regularidade, pois costuma ser enviada sempre no mesmo dia e horário. Diferente dos e-mails promocionais, os seus leads já esperam a newsletter, criando assim uma base sólida para desenvolver um relacionamento cada vez mais forte com eles.

Ao oferecer conteúdo de qualidade e inovador, você pode conquistar a expectativa dos seus leads, que vão esperar ansiosos pela chegada da sua newsletter. Isso fortalece ainda mais sua estratégia de marketing digital e a conexão com seu público-alvo.

Não Tenho Roupa

A Não Tenho Roupa é uma empresa de aluguel de peças de roupa diferente de tudo que você já viu. Com um acervo de peças que servem desde uma festa de formatura até um simples almoço de domingo, a marca faz uma comunicação descontraída e próxima, como uma troca de mensagens entre amigas.

Sua newsletter não poderia ser diferente, iniciando com o título “Hora da fofoca” como se fosse uma mensagem de texto via SMS. No e-mail marketing, a empresa lista as principais tendências de moda e cultura pop da semana, com assuntos que viralizaram nas redes sociais. Os temas variam entre notícias de celebridades, desfiles de moda e eventos que deram o que falar.

a_nexo

A a_nexo é a newsletter do Nexo Jornal. O e-mail traz o resumo das notícias recentes da semana, como um compilado dos principais assuntos no Brasil e no mundo para que você possa se atualizar.

O conteúdo é sério e sem ilustrações, o que reflete o tema abordado na maioria das notícias. Os tópicos apresentam uma espécie de sinopse e não são muito longos, o que torna mais fluida a leitura. Cada temática direciona para a notícia principal, em portais de notícias nacionais e internacionais.

Uma característica muito forte da newsletter a_nexo é o horário de envio, sempre pela manhã. Isso se reflete nas chamadas ao longo do e-mail e cria o hábito em seus leitores, remetendo ao costume de ler jornais impressos durante o café da manhã.

3) E-mail marketing de Reengajamento

As campanhas de reengajamento também estão entre as principais estratégias de marketing digital. Elas têm como objetivo reconquistar os leads que deixaram de interagir ou abrir seus e-mails.

Por meio dessas campanhas, é possível identificar quais leads mantêm o interesse na sua marca e quais podem ser excluídos da sua lista de contatos. Isso não apenas possibilita a manutenção de uma conexão contínua com o público, demonstrando cuidado, mas também permite a limpeza da lista, removendo aqueles que não manifestam mais interesse.

Por isso, as campanhas de reengajamento representam uma estratégia eficaz para otimizar sua base de leads e fortalecer sua presença no universo do marketing digital.

DuoLingo

A campanha de reengajamento do Duolingo usa o avatar do aplicativo, elemento mais forte em toda a comunicação da marca. O e-mail é simples e com pouco conteúdo textual, sendo um exemplo de e-mail marketing que vai direto ao ponto. É apenas uma mensagem de “sentimos sua falta”.

Mas, ainda assim, a plataforma aproveita para perguntar se o lead ainda quer aprender uma outra língua. Como chamada para ação, convida o usuário a fazer uma aula de 5 minutos.

Imaginarium

Já a marca Imaginarium aposta em um conteúdo mais visual, característica marcante nas comunicações e produtos da empresa. O tom de voz é próximo e descontraído, com palavras e chamadas que remetem ao dia a dia do seu público, como “mimo”, “estamos com saudades” e “vem com a gente”.

Outra característica que chama atenção em seu e-mail marketing de reengajamento é uma oferta em troca de uma ação. Ao voltar ao site e consumir algum produto, o usuário ganha um desconto de 10%, oferecido em destaque no e-mail.

4) E-mail marketing de Feedback

O feedback é uma ferramenta extremamente valiosa quando se busca um maior entendimento do seu público-alvo no contexto do marketing digital. Além disso, o e-mail marketing de feedback é uma maneira clássica de avaliar a eficácia das suas estratégias. 

Ele fornece insights valiosos sobre o desempenho atual e a necessidade de eventuais ajustes tanto na estratégia quanto em seus produtos ou serviços. Isso garante uma abordagem mais precisa e eficiente no seu marketing digital.

Electrolux

A Electrolux envia um e-mail marketing solicitando feedback aos seus clientes após a compra de um produto. A comunicação é simples e objetiva, e a ferramenta de avaliação é incorporada ao próprio e-mail, facilitando a resposta.

Como nem todos gostam de responder pesquisas de satisfação, a empresa oferece um desconto de 10% na próxima compra para incentivar que o cliente avalie sua experiência. Além disso, os e-mails são assinados com o nome do diretor de qualidade da empresa, criando uma sensação de cuidado e ressaltando que a opinião do cliente é importante para a marca.

Hotel Ibis

Da mesma forma, o Hotel Ibis incorpora sua ferramenta de feedback dentro do próprio e-mail marketing. Apesar de ser uma mensagem curta e simples, elementos como um banner no topo do e-mail ajudam a diferenciar a comunicação e inserir o cliente no universo da marca.

Lembre-se de que nem todos têm tempo de responder pesquisas longas, por isso é importante ir direto ao ponto para garantir o máximo de respostas dos seus clientes.

Viu como é fácil criar e-mail marketing para sua empresa? Na hora de criar o seu, lembre-se:

  • Invista num bom design: isso faz uma grande diferença para quem está recebendo o e-mail marketing. Faça com que seja uma experiência agradável para quem está lendo;
  • Mostre personalidade: o e-mail tem que mostrar quem é a empresa e o que ela representa. Você pode ser divertido e criativo, desde que isso faça parte da identidade da sua marca;
  • Use títulos criativos: é importante ter bons títulos para chamar a atenção dos seus leads e fazer com que eles cliquem no seu e-mail marketing;
  • Não esqueça da CTA: as chamadas para ação são essenciais para levar o lead para o seu site, responder sua pesquisa ou executar qualquer outra ação que você queira.

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